ESSE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE? LÁ TEM UM ABISMO. VAMOS ENCARAR?

Temer está pedindo ajuda aos empresários para fazer a reforma da previdência para, segundo os golpistas, acabar com privilégios. A questão é que em nenhum momento fala-se em mexer com aposentadorias de políticos, do judiciário ou de procuradores. Aí me pego a pensar em como a nossa oligarquia é mais inteligente e cruel que os demais oligarcas latino-americanos!
Me explico: nossa oligarquia consegue, com maestria, convencer parte significativa da classe média de que faz parte da sua “thurminha” sempre que perde o poder e quer retomá-lo e assim defender seus interesses mais espúrios como, por exemplo, retirar direitos e impor condições sociais aviltantes ao povo. Seu único objetivo sempre é o de assegurar mão de obra barata para si e manter seus próprios privilégios. Vende o discurso da “necessidade de se fazer sacrifícios para o bem do país” e essa parcela da classe média (e até alguns pobres) compra tais “valores” e o repete como mantra, crente de que está – de fato – fazendo o bem ao país. Eles só se dão conta da merda que fizeram quando se vêm jogados no limbo da decadência socioeconômica.


É nesse momento, quando a classe média já não consegue mais pagar o plano de saúde; se vê empurrada para o subemprego; quando se dá conta de que a sua pequena empresa está sendo engolida pelos gigantes do mercado contemplados por generosas medidas protecionistas de seus comparsas oligarcas; quando já não há mais como bancar a escola particular dos filhos nem tampouco aquelas viagens de férias em família, é que essa gente entende que só a ela coube se sacrificar “pelo bem do Brasil”.



Pior é o nosso desconhecimento histórico. A estratégia oligarca é essa. E sempre foi essa em todos os golpes que impuseram ao país. Ela  sabe exatamente como afagar o ego dessa parcela da classe média que, como dizia meu pai: “come couve e arrota filé mignon”. É aquele pessoal que ao melhorar um pouquinho  sua condição social passa a se sentir e agir como se fosse membro quatrocentão da elite. Tem uma empresinha com seus 10, 30, 50 funcionários e já se vê como um Roberto Setúbal (o dono do Itaú) ou um Eike Batista que, mesmo pagando mais de 50 milhões em multa, ainda continua rico e, provavelmente, morrerá milionário ainda que viva até os 120 anos. Repete o mesmo discurso elitizado como se as crises econômicas e os “sacrifícios” fossem iguais para todos. Não entende que, a falência de sua empresinha poderá obriga-lo a voltar ao mercado de trabalho como empregado, o que não ocorrerá com os citados acima e seus iguais. Chego a ter pena!


Considerando todas essas especificidades nacionais e nossa atual situação sócio-política e econômica, não há o que questionar: o golpe de 2016 foi muito bem planejado. Ele foi mais elaborado que os anteriores, porque teve que driblar as informações propagadas pelas redes sociais e, por isso, precisou ser mais bem estruturado, cooptar um número maior de comparsas na grande mídia, promover grandes passeatas, expor artistas e a classe paneleira a exaustão com transmissões ao vivo em rede nacional de TV, com o intuito de fazer com que, após a puxada de tapete eles ficassem com vergonha de admitir que foram usados como massa de manobra, como poucas vezes se viu no mundo contemporâneo. 
E o tapete foi bruscamente puxado de nossos pés com retirada de direitos e a posterior mudança na coleta e análise de dados estatísticos, a fim de maquiar dados de desemprego e de inflação, por exemplo, para nos fazer crer que as tais "reformas necessárias" estão melhorando o país. 

Quer exemplos? De acordo com as notícias repetidas a exaustão pela grande mídia, o desemprego vem caindo no país. Isso porque desde o golpe, camelôs, ambulantes que vendem balinhas nos ônibus, lavam para-brisas dos veículos e outros do gênero, não são mais desempregados nem subempregados, são pessoas que "trabalham por conta própria". 
Outro? Aumento de combustíveis, de gás, de tarifas, etc, parecem não mais impactar os índices de inflação que, de acordo com o mantra midiático golpista "está num dos mais baixos patamares da história".
 Fato é que o Brasil de Temer, é um poço de desesperança. As tais reformas pegaram todos no contrapé, especialmente as novas gerações filhas dessa classe média paneleira que não terá como garantir um futuro digno aos descendentes.


Uma coisa é certa: os golpistas estão de parabéns. Deram um golpe tão perfeito que ainda é possível encontrar paneleiros desempregados há mais de um ano, tentando vender a casa onde mora para pagar dívidas e ainda defendendo as maldades do governo Temer.


Aí a gente pensa: a saída para nós é o aeroporto, mas a realidade vem nos socar o estômago quando percebemos que, em nossos dias, barreiras legais e muros estão sendo erguidos e/ou aumentados em extensão e altura para impedir a entrada de pobres em territórios das ricas nações do norte. E pra piorar, vou lhe contar um segredinho que deve ficar entre nós: brasileiros são latino-americanos, o que significa NÃO SER BRANCO  e ser POBRE, alvo preferencial dos fascistas ricos, depois dos muçulmanos, né?


É a encruzilhada. O que fazer? Ser alvo da xenofobia lá fora ou juntar forças para construir um país digno dos brasileiros de bem?
A escolha é nossa! Façam suas apostas.


#FORATEMER

#FORAGOLPISTAS 

Comentários

  1. Perfeita análise, Sílvia. Já lhe disse antes que silencio quando não há nada a acrescentar: apenas esse estupor diante desta tragédia silenciosa. Sim, tragédias supõem gritos, choro, luta. A nossa transcorre como um funeral onde nada há a fazer, são coisas da vida, não podemos mudar o curso dos acontecimentos. Não adianta cutucar os meliantes: fingem não ter nada a ver, não chamaram a Dilma de anta. Não desejaram a morte de Lula, não foram Aécio, Cunha e Moro. No entanto, se você apertar bem, lá do fundo vem a lama toda e com ela o ódio ao pt, a esse nordestino que ousou chegar tão longe. Não vem só da classe média, mas de muita gente muito humilde, que odeia ser chamado de nordestino. Não encontro por aí as caras que acompanham a caravana lulista e me pergunto: onde estão?? Agora, nas televisões vizinhas, ouço a voz do Huck, no seu longo programa de sábado, fazendo o que sempre fizeram os ricos deste país: enganar, manipular....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salete, eu ando muito amedrontada acerca do futuro desse país e, especialmente, dos meus filhos. Essa nossa apatia está me devorando a alma.

      Excluir
  2. É Sílvia, a ignorância arrogante tem um poder que jamais imaginamos, muito mais eficientes que as milhares de bombas jogadas sobre o Iraque, a Líbia e a Síria. Infinitamente mais barata que os milhões de dólares gastos em marketing para transformar a Venezuela em uma ameaça terroristas. A ignorância da nossa classe média é causa da nossa ruína e a soberba em admitir a estupidez que foi apoiar o golpe aniquilará qualquer chance de futuro para nossos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roni, hoje no Twitter um cara, que se diz "cristão" veio com dez mil pedras nas mãos para xingar um dos twiteiros que disse ter ficado sem andar por uma semana, devido as balas de borracha atiradas pela polícia, quando ele se manifestava junto a multidão que APENAS reivindicava pagamento de salários atrasados. O tal "cristão" escreveu: "achei foi pouco. Vagabundo tem que conhecer a força dos cassetetes".
      Aí você pergunta: era algum político da direita? Era um membro da elite? Filho de oligarcas ou de famílias quatrocentonas de Sampa?
      Não. Segundo o twitter do elemento, trata-se de um engenheiro civil que trabalha na iniciativa privada.
      Não sei se sinto pena ou raiva. Afinal, são essas pessoas que estão sustentando o golpe. Eta Bananistão!

      Excluir
  3. Bom texto, Silvia! Mas discordo do argumento de que foram inteligentes. O golpe tem muitos furos e tiveram que fazer "puxadinhos" na medida que avançava. Inclusive, ficou mais caro que esperavam. Golpistas de última hora do CN cobram alto o custo das reformas. As medidas que tomaram, ao invés de alavancar o país, nos jogaram mais no fundo do poço, com um endividamento absurdo. PSDB e PMDB são execrados. Espero que paguem a conta em 2018, mas parece que contam com um novo golpe nas eleições.
    Pra dar o golpe, eles contaram mesmo foi com a ignorância do povo, sobretudo, dessa parcela da sociedade que você citou.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Mônica. Pensando por esse ângulo, de fato não foram bem sucedidos.
    Quando avalio que foram inteligentes, me apego ao fato de saberem usar, com maestria, todo o egoísmo e preconceito incrustrados na sociedade brasileira. Os golpes são dados sempre do mesmo jeito, com o mesmo modus operandi, mas nós não aprendemos com eles.
    Obrigada pela sua visita. Fiquei muito honrada. Volte sempre. Isso só me ajuda a me melhorar como ser humano e a refletir sobre minhas opiniões.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito texto e reflexão. Quem dera tivéssemos mais pessoas com a sua clareza e indignação frente aos absurdos que sucessivamente ocorrem em nosso país. É muito difícil e doído ver isso, saber que é golpe, saber que os privilégios daqueles que sempre os tiveram serão mantidos e aumentados e me sentir impotente. Confesso que nos últimos tempos venho me sentindo sem forças até para debater essas questões. Parece que somos Ets, seres deconhecidos. Parece que dormi e acordei em um outro mundo, do qual não tenho nenhum conhecimento, e que tudo que eu disser serão absurdos sem embasamento. Fico inerte, e na maior parte das vezes cética quanto ao futuro deste país. Dizem que o Brasil está de pé, que a República ruiu pela corrupção e que a nação está viva. Eu penso que o nosso maior problema é a nação brasileira, conseguiram dividir nosso povo, jogar um contra o outro. Reforçaram ou fizeram renascer atitudes e pensamentos preconceituosos. A nação é o seu próprio algoz. Isso é muito cruel. Aplaudem e aprovam a sua subjugação e expropriação. Fico me perguntando, por que não acordam? Fico pensando: será que estou louca? Será que perdi alguma parte dessa história e por isso não estou conseguindo entender?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUEBRANDO A REGRA E BATENDO TAMBOR PRA MALUCO DANÇAR

O CARNAVAL, O BRASIL E EU

CARTA ABERTA AOS MEUS FILHOS, ALUNOS, SOBRINHOS E AOS JOVENS EM GERAL.