POR QUE AS BARRAGENS DE REJEITOS SÃO TÃO FRÁGEIS? MUITAS PERGUNTAS. POUCAS RESPOSTAS.
Conversando com uma pessoa da minha família que trabalha na mineração (que não direi o nome aqui por receio de que venha a ser, de alguma forma prejudicado), tomei conhecimento da fragilidade das barragens construídas para armazenar os rejeitos da mineração. E me veio essa questão. Esta é uma pergunta que eu gostaria de ver respondida pelos responsáveis pela tragédia de Mariana (MG). Não vi nenhum repórter fazê-la aos dirigentes da Samarco ou de outras mineradoras que já tiveram suas barragens rompidas.
Fui procurar imagens e respostas sobre isso. Logicamente a fragilidade das barragens de rejeito de minério são mais frágeis porque, construí-las de modo mais seguro, eleva os custos de produção.
Encontrei uma resposta, no mínimo, intrigante, em um trabalho sobre a construção de barragens de rejeito mineral, divulgado pelo site Maxwell, que divulga parte da produção científica da PUC-RJ. Já na introdução o autor do trabalho sobre a engenharia da construção de barragens, descreve as características desse tipo de projeto:
"Uma barragem de rejeito é uma estrutura DE TERRA construída para armazenar
resíduos de mineração, os quais são definidos como a fração estéril produzida pelo
beneficiamento de minérios, em um processo mecânico e/ou químico que divide o
mineral bruto em concentrado e rejeito. O rejeito é um material que não possui
maior valor econômico, mas para salvaguardas ambientais deve ser devidamente
armazenado".
(Fonte: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20720/20720_3.PDF - Acesso em 23 nov. 2015)
Barragem de rejeito de minério de bauxita da Votorantim Metais/CBA
(Fonte: http://silvanalves.com.br/site/11/2015/barragem-de-rejeito-de-minerio-nesta-regiao/ - acesso em 23 nov. 2015)
Sou ignorante sobre o tema, mas me pego pensando que a pressão da mistura de grandes volumes de argila, minerais fragmentados, areia ou o que mais possa compor esses rejeitos, deve ser muito maior que a da água. Sendo assim, por que as barreira de contenção de rejeitos são feitas de terra e não de concreto, como acontece com as hidrelétricas?
Barragem de Sobradinho
(Fonte: http://carlosbritto.ne10.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/06/lago-de-sobradinho.jpg - acesso 23 nov. 2015)
Barragem de Três Marias
(Fonte: http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2014/10/12/578898/20141012103211212313e.jpg - acesso em 23 de nov. 2015)
Claro... são os custos. Mas não seriam menores do que as empresas deverão gastar em casos de tragédias como a de Mariana?
Não é intrigante que não tenhamos notícias sobre o rompimento de barragens de hidrelétricas e que os "acidentes" com as mineradoras sejam tão frequentes?
Outra dúvida que me toma: será que as mineradoras constroem suas barragens do mesmo jeito quando atuam em países como a Austrália, Canadá ou Estados Unidos, que também são grandes produtores minerais?
Será que alguém poderá nos responder a essas questões? Esse não seria um passo importante para começarmos a encontrar soluções definitivas para uma questão tão grave? Quantos "Bento Rodrigues" ainda teremos que perder? Quantos "Rios Doces" teremos que matar, até entendermos que estamos derrubando a nossa única moradia e a nossas fontes de sobrevivência?
Existem métodos de extração do minério menos agressivas e com menos riscos para a população e o meio ambiente. A tecnologia de extração a seco existe, mas as mineradoras preferem não usá -lá por causa dos custos.
ResponderExcluirQuanto aos prejuízos eles estão dentro do risco do negócio e segundo me disse alguém ligado ao setor tudo será pago pelo seguro.
Nessa briga de cachorro grande só quem perde é a população, a de Bento Rodrigues e do planeta.
Existem métodos de extração do minério menos agressivas e com menos riscos para a população e o meio ambiente. A tecnologia de extração a seco existe, mas as mineradoras preferem não usá -lá por causa dos custos.
ResponderExcluirQuanto aos prejuízos eles estão dentro do risco do negócio e segundo me disse alguém ligado ao setor tudo será pago pelo seguro.
Nessa briga de cachorro grande só quem perde é a população, a de Bento Rodrigues e do planeta.
Pois é, querida. O que precisamos exigir é que, se as empresas fazem a opção por um tipo de exploração que necessita de uma barragem para armazenar seus rejeitos, que o façam com segurança, não é mesmo? Isso é o mínimo que devem fazer.
ResponderExcluirE infelizmente ontem dia 25/01/2019 a barragem de Brumadinho de rompeu , e uma tragédia humana aconteceu! Essa barragens são tragedias anunciadas !!!
ResponderExcluirO "deus" do dinheiro fala mais alto para os cifrões militantes ! Ate quando? Até quando todas se romperem e afundarem toda nossa população de vez????????? Uma lástima !
Aqui no Brasil será até sempre, pois o governo não fiscaliza por não ter pessoal suficiente (segundo o governo), mas a grande verdade é que os políticos estão levando suas propinas para fazerem vista grossa aos erros das grandes empresas e depois que acontecem as tragédias continuam com a fazer a vista grossa.
ExcluirOs responsáveis sabem sobre todo esse risco e não tomam providência.Isso é crime!
ResponderExcluir